top of page
Foto do escritorCarol Ballan

Cam (2018)


Começar a assistir o filme Cam sem saber do que exatamente ele se trata é uma experiência no mínimo pouco usual. Com a apresentação da personagem principal sendo levemente assustadora, aos poucos a trama se complexifica: Lola é uma cam girl, uma garota que faz shows eróticos online como trabalho, e que conseguiu sucesso e está tendo uma vida bastante satisfatória com isso, comprando sua casa e ganhando mimos de seus clientes, sempre com a meta de entrar no Top 50. Mas quando sua identidade parece ser roubada por outra garota que utiliza sua conta e senha, o seu terror existencial se inicia.

.

Ao longo do filme, há uma crescente preocupação se ele se tornará uma fábula moralista sobre internet e sexualidade feminina, mas quanto mais ele se desenvolve, mais há a percepção de que o filme não tenta julgar a profissão escolhida pela protagonista. Por outro lado, ele mostra todas as pressões, medos e necessidades pelas quais ela passa - de encontrar um fã na vida real à necessidade de fazer cada vez mais para entrar nos rankings mais altos - e é exatamente a partir disso que qualquer pessoa que trabalha com internet conseguirá se relacionar, seja na luta por mais curtidas, mais views na Twitch ou Youtube, e mais dinheiro proveniente da profissão.

.

A obra é muito eficiente ao criar tensão, com cada nova situação deixando o espectador mais entusiasmado do que a anterior. A atuação de Madeline Brewer como uma garota audaciosa e extremamente inteligente é o que faz com que se compre totalmente a narrativa e se embarque com ela nessa jornada. Essencial dizer que tanto fotografia quanto direção de arte são essenciais para o sucesso da obra que, apesar de gravada muito rapidamente, tem o “acabamento” que não deixa a desejar a qualquer obra feita com muito mais dinheiro e tempo.

.

Definitivamente não é um filme para os mais conservadores, e entra na categoria de “Você não deveria assistir com os seus pais” (Netflix, eu super recomendo criar a categoria), mas com certeza me surpreendeu, dado que não sabia nada sobre a obra! Vocês já assistiram?!

.


Commenti


bottom of page