Existem poucos filmes no mundo que eu ame tanto quanto divertidamente. Com isso, quando @sofwonder_ sugeriu a revisita a ele em específico, houve uma empolgação total em escrever sobre ele.
.
No filme, Riley, de 11 anos, se muda com a família de Minnesota para São Francisco por conta do trabalho do pai. Essa mudança afeta muito a sua vida, e somos convidados a assistir tudo de camarote de dentro de sua cabeça, onde suas emoções centrais - Alegria, Tristeza, Nojinho, Medo e Raiva - começam a perder parte do controle sobre o que está acontecendo.
A obra traz tudo de melhor que a Pixar consegue criar: uma narrativa super simples, que só se complexifica ao trazer toda a gama de emoções que um ser humano pode sentir. Eu adoraria ver uma explicação de um psicólogo ou psiquiatra sobre o assunto, para entender o quanto a obra tem fundamentos científicos na questão de formação de memórias, mas a tradução das ações nos cinco sentimentos básicos é extremamente eficiente para o roteiro. Da perda da inocência da juventude até temas mais complexos de saúde mental e depressão, tudo consegue uma tradução visual tão clara que a compreensão pelos públicos mais infantis fica simples, ao mesmo tempo em que adultos provavelmente irão se emocionar (ok, ok, talvez não como eu que com cinco minutos de filme já estava chorando, mas é quase impossível não sentir algo!).
.
É engraçado como esse filme não envelheceu nem um pouco, talvez por sua trajetória de amadurecimento ser basicamente atemporal e seus alívios cômicos não estarem ligados a nada específico de 2015. Hoje ele talvez mais me afete do que a primeira vez que o vi, dado o processo de terapia que passo há anos e que tem me ajudado a compreender exatamente quais são os meus sentimentos, algo que talvez eu não tenha compreendido tão bem na minha infância.
.
Em um aspecto super pessoal, posso ainda contar que sou tão doida pelo filme que estava na Irlanda em 2015 e passei metade de um dia em uma fila para conhecer Peter Docter, o diretor por trás de Up, Divertidamente e Soul! Vou deixar a foto aqui como prova. Hehe.
.
Vocês gostam do filme? Também o consideram muito importante para abordar a temática de sentimentos com os pequenos?
.
#nosofacomgatos #divertidamente #insideout #alegria #tristeza #nojinho #medo #raiva #sentimentos #infantil #disneyplus #dinseyplusbrasil #pixar #filmesinfantil #filmeinfantil
Commentaires