top of page
Foto do escritorCarol Ballan

Raul: O Fim, O Início e O Meio


Hoje é, literalmente, dia de rock, bebê! (Apenas quem está na internet há pelo menos 10 anos entendeu a referência). E para celebrar, venho com a dica de um dos documentários sobre rock mais bem produzidos que eu já vi: Raul - O Início, O Fim e O Meio.


O longa reconstrói a imagem de Raul Seixas a partir de relatos de praticamente todas as pessoas que foram importantes em sua vida, e não deixa ninguém de fora - dos primeiros amigos que fundaram o Rock Clube do Elvis com ele, até o porteiro e a empregada doméstica que o encontraram no dia de sua morte. Essa riqueza de diversas interpretações sobre a mesma pessoa, somada a um acervo gigantesco por conta do sucesso em uma época em que a televisão já era difundida, faz com que as suas mais de duas horas de duração passem como em um piscar de olhos.


Somado a isso está a maestria de Walter Carvalho na direção e seu filho Lula em conseguir tornar todos os enquadramentos do filme maravilhosos, explorando tanto os personagens que falam à câmera como a visão deles sobre Raul. Há algumas piadas de edição, como a mosca que aparece na entrevista com o escritor Paulo Coelho, ou mesmo a briga de galos que entremeia sua declaração sobre o ego do cantor que também trazem mais camadas a uma obra que poderia facilmente cair no estigma de “Retrospectiva do Faustão”.


Há certo desconforto nas cenas mais dramatizadas, nas quais as intromissões do entrevistador aparecem mais em tela. No entanto, o filme é bastante honesto ao mostrar as suas diversas facetas: o marido carinhoso e desapegado, o seguidor de thelema, o usuário de drogas, o álcoolatra, o parceiro musical. É interessante perceber como a admiração vai desde um Caetano Veloso emocionado até a sua horda de fãs, que relembrava a sua memória em uma marcha anual.


Eu acho que os documentários sobre música brasileiros têm uma qualidade extremamente elevada, e adoro vê-los - por isso, fiz questão de trazer uma sugestão do nosso país para esse dia. Me contem, vocês também gostam?



Comments


bottom of page