top of page
Foto do escritorCarol Ballan

Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei


A trilogia Senhor dos Anéis, proposta por @r.e.d.r.u.m para análise, chega ao fim com O Retorno do Rei, filme que fecha a história épica com a grande batalha do bem contra o mal na Terra Média.


Esse filme se destaca exatamente pelas suas incríveis cenas de batalha, que usam o máximo dos efeitos especiais da época para criar um combate de proporções como as narradas no livro, algo bastante difícil e que consegue se manter crível quase 20 anos depois. Peter Jackson mostra sua habilidade em criar cenas de conflito com ritmo e intensidade, algo que muitas vezes é esquecido pelo uso do Deus Ex Machina de Gandalf e retornando com as Águias, no que se tornou um exemplo clássico do recurso narrativo.


O uso da fotografia misturando locais reais com as imagens geradas em CGI foi bastante interessante para a época, e não à toa a obra recebeu diversas premiações, inclusive o Oscar, de Melhores Efeitos Visuais. Aliás, ele venceu todos os 11 Oscars pelos quais foi indicado, mostrando a sua influência e popularidade desde o lançamento.


Algo que a experiência de rever o filme trouxe foi poder ter uma melhor percepção da evolução do núcleo de Sam e Frodo. Neste terceiro filme, eles já se encontram totalmente exaustos, e perceber as nuances de poder e amizade ajuda com o equilíbrio entre sentimentos e batalha nessa reta final. Eowyn também tem sua cena de luta, mostrando alguma força feminina em um universo tão masculino - o que é justificado pela escrita de Tolkien, um senhor reacionário e cristão.


Enfim, o filme faz um excelente fechamento para a história levantada pelos outros, com visuais e uma criação de universo que fazem jus à rebuscada escrita de J.R.R. Tolkien. É bem claro o quanto Peter Jackson é um fã da série de livros, ao ponto de se manter imerso no universo até hoje (mas eu prefiro nem omitir minha opinião sobre a trilogia Hobbit).


E bom, esse filme me deu a ideia de fazer uma lista sobre filmes proibidos para aracnofóbicos! O que vocês acham?




Comments


bottom of page