Eu já disse muitas vezes aqui que sou muito fã de documentários, até porque em casos como o de Três Estranhos Idênticos, se o que está sendo explicado pela não-ficção fosse colocado em um roteiro, ele seria considerado totalmente inverossímil. Então, eu recomendaria a quem ainda não viu o filme que fosse o ver sem ter muitas informações além de: um rapaz chega na faculdade e acham que ele é um rapaz que estudava lá no ano anterior, fazendo com que gêmeos idênticos separados no nascimento se redescubram anos após suas adoções. Quando a notícia saiu nos jornais, um terceiro gêmeo foi descoberto, e são as suas histórias que serão contadas. Peço também a quem não viu a obra que hoje pule os meus comentários, porque eu fui TÃO impactada que eu não conseguirei evitar dar leves spoilers.
Estamos em uma época e país nos quais é necessário defender a ciência quase cegamente, por conta da desinformação e caos político e sanitário que levaram a pandemia de Covid aos seus mais de 500 mil mortos. E ainda, como vítima direta da doença por ter perdido o meu pai para ela, é muito difícil assistir a um filme que traga uma discussão tão complexa sobre o conhecimento científico, e que é uma das questões mais essenciais da humanidade: os fins justificam os meios?
Recentemente, me deparei com a mesma questão jogando a trilogia Mass Effect, e tenho certeza que a somatória de ambos foi o que realmente me levou a essa reflexão profunda sobre poder e abuso de poder, que chegou até a minha terapia. Sim, o documentário foi muito bem executado, com as informações chegando a quem assiste em um bom ritmo que começa te deixando empolgada, e no final deixa apenas o gosto amargo na boca. É incrível que, por conta da cobertura midiática do caso, haja tanto material sobre os irmãos para exibir. Mas alguns dias depois, quando as memórias sobre o que foi visto começam a desvanecer, a questão sobre o que foi feito com esses irmãos e qual o limite ético da ciência permanecerá na mente de quem assistiu. Saber ainda que eles ainda não possuem nem o direito de saber os motivos para o que acontecer é simplesmente cruel.
Esse é exatamente o tipo de filme, que mistura uma forma bem realizada com um conteúdo incrível, que me faz ficar realmente empolgada com documentários. Quem aí já assistiu, também perdeu uma noite de sono?
#nosofacomgatos #filme #documentário #documentary #movie #nonfiction #threeidenticalstrangers #trêsestranhosidênticos #netflix #netflixbr
Comments