O festival acontece em Gramado de 13 a 23 de agosto, e os ingressos já estão disponíveis para compra no site.
O primeiro anúncio foi o do filme de abertura, O Último Azul, que recebeu o Urso de Prata no 75º Festival de Berlim. Além disso, na mostra competitiva teremos seis longa-metragens inéditos: Sonhar Com Dragões, Cinco Tipos de Medo, Papagaios, Querido Mundo, Nó e A Natureza das Coisas Invisíveis.
Além desses filmes, há a exibição de 18 curtas gaúchos que competem pelo Prêmio Assembleia Legislativa: Bom Dia Maika, O Correspondente, E Depois de Fevereiro, Enfim, S.O.S, Estudos Sobre a Vida em Rede, Fuá – O Sonho, Gambá, Imigrante/Habitante, O Jogo, Mãe da Manhã, Nhaemongarai, Perro!, O Pintor, Quando Começa a Chover o Coração Bate Mais Forte, Roxo Lilás Violeta, Safira, o Mar e a Vida, A Sinaleira Amarela e Trapo.
Alguns dos artistas homenageados dessa edição são Araci Esteves, que receberá o Prêmio Leonardo Machado, a dupla Victor di Marco e Marcio Picoli e Gustavo Spolidoro, que receberão Prêmios Iecine e Glória Andrades que receberá o Troféu Sirmar Antunes.
Nessa edição, haverá também a 1ª Mostra Nacional de Cinema Estudantil do Educavideo, com filmes produzidos por alunos de ensino médio e fundamental de diversos estados do país.
Mais novidades devem ser anunciadas em coletivas de imprensa que acontecerão nesta semana em São Paulo e Rio de Janeiro.