top of page
Foto do escritorCarol Ballan

Matrix mais de 20 anos depois

Quando o @gilson_raphael_ respondeu à minha enquete sobre filmes que valeriam a pena revisitar, ele questionou: “os efeitos de Matrix envelheceram bem?”. Acabei assistindo ao filme novamente, e trago algumas reflexões.




Em primeiro lugar, nas primeiras vezes que o vi, as diretoras Lana e Lilly Wachowski ainda não haviam tornado público o fato de serem pessoas trans, e a revisita com essa consciência mostra a sagacidade do roteiro e fotografia em trazer a temática de maneira extremamente sutil - lembrando que em 1999, o tema ainda era um tabu maior que atualmente. Da recusa de Neo em ser chamado por seu nome de registro a Switch, a personagem que troca de gênero ao sair e entrar da Matrix, as pistas sempre estiveram lá para que alguém as pescasse, assim como a quantidade imensa de planos com Neo refletido em vidros ou espelhos, criando sempre um duplo de sua imagem.


Em outra instância, a jornada do herói fica tão clara, e foi tão utilizada nos filmes de ação e aventura dos últimos anos, que assisti-lo sem aquele olhar mais fresco acaba tirando uma parte dessa graça da narrativa. Além disso, as noções mais recentes relacionadas a ficção científica e inteligências artificiais foram tratadas de maneiras tão mais delicadas que essa simples luta de humanos bons vs. máquinas malvadas também não se sustenta como narrativa principal. Aqui, acho que até se cria um efeito de causa e consequência, pois talvez tenha sido esse mesmo filme que popularizou o gênero, dado seu sucesso de público, e permitiu a criação das novas narrativas cinematográficas que a dataram.


Por fim, vendo responder à questão principal: mas e os efeitos especiais? Lembrando que assisti apenas ao filme original, mas preciso dizer que os efeitos não foram o maior incômodo, exceto nas cenas que envolvem a super-velocidade e que acabaram ficando mais cômicas do que tensas, o que seria seu objetivo. Deixo linkado na bio um vídeo excelente que explica sobre o processo de gravação e efeitos especiais do filme (com legendas em português) que é muito mais interessante do que eu, leiga no assunto, falando sobre ele.


Fico animada para ver o que as Irmãs Wachowski irão fazer com Matrix 4, dada a maior liberdade de criação que elas conquistaram ao longo de sua carreira. E vocês, pretendem ver o filme?



Comments


bottom of page