A mostra acontece de 23 a 31 de janeiro, com programação completamente gratuita.
O evento, cujo tema do ano é Soberania Imaginativa, traz um olhar sobre a invenção gesto central do cinema nacional atual, com valorização da autonomia criativa e diversidade de narrativas e pontos de vista. A edição homenageia a atriz, roteirista e diretora Karine Teles, traz sessões especiais, como a abertura com um filme inédito de Julio Bressane, e fortalece o diálogo entre cinema, pensamento crítico, formação e mercado, com seminários, fóruns e atividades do Brasil CineMundi.
O evento vai reunir 137 filmes em pré-estreia, de 23 estados, distribuídos em mostras temáticas e competitivas. A obras vêm do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo , Pernambuco , Rio Grande do Sul, Ceará, Bahia, Goiás, Pará , Paraná, Paraíba, Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Maranhão, Espírito Santo, Sergipe, Amazonas, Amapá, Santa Catarina, Rondônia, Piauí , Mato Grosso e Alagoas.
A Mostra competitiva Olhos Livres, desenvolvidas por realizadores com circulação em festivais, traz os os filmes “Meu Tio da Câmera” (Bernard Lessa, ES), “Tannhäuser” (Vinícius Romero, SP), “Anistia 79” (Anita Leandro, RJ), “As Florestas da Noite” (Priscyla Bettim e Renato Coelho, SP), “O Enigma de S.” (Gustavo de Mattos Jahn, RJ), “Ao Sabor das Cinzas” (Taciano Valério, PE) e “Amante Difícil” (João Pedro Faro, RJ).
Já a também Competitiva Mostra Aurora segue, dedicada exclusivamente a primeiros longas-metragens. Ela é composta pelos filmes “Vulgo Jenny” (Viviane Goulart, GO), “Sabes de Mim, Agora Esqueça” (Denise Vieira, DF), “Politiktok” (Álvaro Andrade, BA), “A Voz da Virgem” (Pedro Almeida, RJ), “Para os Guardados” (desali e Rafael Rocha, MG) e “Obeso Mórbido” (Diego Bauer, AM).
Diversos títulos da 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes integrarão a programação online do evento, que vai reunir títulos, alguns exibidos apenas neste formato, na plataforma do evento mostratiradentes.com.br. A seleção inclui títulos da Mostra Panorama e da Mostra Homenagem e serão disponibilizados para visualização simultaneamente à realização da programação presencial. Também um recorte especial da Mostra estará disponível na plataforma IC Play: https://www.itauculturalplay.com.br/.
O evento exibe mais de filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, presta homenagem a personalidades do audiovisual, promove seminário, debates, a série Encontro com os filmes, oficinas, Mostrinha de Cinema, Fórum de Tiradentes, Conexão Brasil CineMundi e atrações artísticas. Toda a programação é gratuita. Mais informações www.mostratiradentes.com.br




