top of page
Foto do escritorCarol Ballan

Rua do Medo - Trilogia


A trilogia Rua do Medo marca um novo formato lançado pela Netflix, com uma trilogia tendo um lançamento a cada semana no serviço de streaming. Além disso, ela marca uma nova chance para um terror mais juvenil sem ser “besta”, com cenas um tanto icônicas e um estilo que avança com o passar da trilogia.


As histórias contadas são um ciclo geracional entre as cidades de Sunnyvale e Shadyside, e enquanto a primeira prospera, a segunda é considerada a capital dos serial-killers. Acompanhamos então a história de Deena em 1994, uma garota de Shadyside que se vê no meio de toda essa confusão e precisa reviver alguns momentos da história da cidade - um massacre em um acampamento em 1978 e a origem dos problemas em 1666 - para tentar quebrar o ciclo.


Um dos pontos mais altos da trilogia é o conhecimento que a diretora e co-roteirista Leigh Janiak tem do gênero terror, dada a sua facilidade de transitar entre os arquétipos e tons dos subgêneros utilizados - que são principalmente o slasher e o horror folclórico. Ela consegue trazer equilíbrio e graça às repetições do gênero, com um tom de crítica e frescor às questões de representações de minorias, como a população lgbtqia+ e negra.


Com a difícil tarefa de conseguir balancear os mais de 50 livros em uma trilogia coesa, a escolha por separar em três filmes representando três décadas foi perfeita para sintetizar a trama criando um ciclo fechado, mas que também dá a possibilidade de expandir o universo.


Há ainda uma qualidade incrível na escolha das músicas que compõem a atmosfera e que acabam dando parte do ritmo de edição dos longas, algo que ocorreu de maneira exagerada no primeiro filme, se equilibrou no segundo, e quase não é utilizado no terceiro, até por conta de seu perfil de época. Isso, junto ao trabalho de identidade visual que encontra ecos na atualidade e nostalgia das cenas do shopping, acabam ampliando o público também aos jovens adultos, categoria que eu gostaria de me enquadrar.


Eu adorei seguir a sequência, ainda que meu filme preferido tenha sido o segundo, algo raro em trilogias! Vocês já assistiram? E gostaram?!






Comments


bottom of page